sábado, 10 de abril de 2010

Trasfegando o Trigo


Após 6 dias fermentando, resolvi ver se a loura já estava boa para maturar. Densidade cravada em 1010, já está mais que bom: é hora de fazer a trasfega para o outro tanque fermentador. Depois do trauma de ter sido este o único estilo em que o resultado foi muito ruim, parece que ele foi superado. A Hefeweizen está muito gostosa. Leve, adocicada, refrescante. Já se sente claramente o sabor do cravo e da banana, principalmente (é bom esclarecer que não usamos estes ingredientes, mas este estilo por si só proporciona estes sabores). Ficou bem equilibrada, bem amarelinha, deu vontade até de encher um copo e beber, sem pressão nenhuma mesmo. Paulaner que se cuide, estamos na cola!

Ela foi mantida esses dias na casa dos 20 graus e a fermentação foi poderosa nos primeiros dias. Saíam bolhas de segundos em segundos, como a há tempo não acontecia (acho que agora o fermentador está mesmo bem vedado).

É provável até que ontem ela já estivesse boa, mas não houve tempo para fazer a trasfega. De qualquer forma, agora ela já está no outro tanque, com direito ao clarificante Insinglass. Ela está um pouco turva, com o fermento não muito decantado, então, vai ser preciso baixar bem a temperatura antes de engarrafar para dar uma limpada. Vamos torcer também para o clarificante funcionar direitinho e dar uma força.

Essa leva vai servir de experiência, pois vamos maturar ela apenas uma semana e ver como fica. Dizem por aí que as cervejas de trigo são boas fresquinhas, e é isso que vamos descobrir. Assim que engarrafar, postamos mais notícias dela...

Até lá!

3 comentários:

  1. Estou gostando de ver.
    Vou alertar o Bode que a concorrência tá ficando braba :c). Vou acompanhando aqui e uma hora nos vemos na terça-sim.
    Ah, sobre o conteúdo, acho que a pesquisa aí do lado está com muitos candidatos, vai mais devagar comparando comercial com comercial, micro com micro, light com light, bohemian com bohemian (a Walls tem uma Pilsen e uma "pilsen", por exemplo)

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Mauro,

    nos esbarraremos por aí em breve. Obrigado pela mensagem.

    Quanto à comparação, a idéia da pesquisa era justamente essa mesmo, colocar todas num mesmo barco para partir de algo mais global e depois ir refinando. E também verificar a força da propaganda sobre a venda de cervejas... Minha idéia é depois de terminada, levantar um debate justamente sobre essas diferenças que o público em geral não percebe.

    Um dos objetivos a longo prazo do blog é fazer com que pessoas ainda não ligadas à cultura cervejeira de qualidade comecem a abrir os olhos para isso e aprenda a valorizar. Mais do que atingir apenas os cervejeiros artesanais em busca de troca de experiências.

    Mas valeu pela dica!! Certamente consideraremos isso nas próximas e espero que continue contribuindo quando der...

    abraço,
    Bernardo

    ResponderExcluir
  3. Vou também fazer um lobby com meus parceiros de brassagem para fazer uma Heffe.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...