terça-feira, 6 de abril de 2010

Pale Ale: pegou na veia agora!

A quinta então foi um sucesso ainda maior. Partimos para acertar de vez a Pale Ale e conseguimos. Desta vez, optamos por não colocar lúpulo no final da fervura, que dá o gosto mais acentuado, ao invés do amargor. Utilizamos 20g de Nugget aos 60 minutos e mais 15g de Saaz aos 30 minutos. Ficou bem laranjinha, ligeiramente cítrica (“culpa” dos americanos, do lúpulo nugget?), amarga mas nem tanto. Finalmente, 100% de sucesso: densidade boa, amargor equilibrado, sem perdas no fermentador. Foi a primeira leva que bateu com precisão os 20 litros finais para alegria da galera.


Ela teve uma densidade dentro do estilo. A OG (medida após a fervura) ficou em 1046. Já a FG (medição de densidade feita após a fermentação) ficou em 1014. Açúcares devorados, foi hora de maturar mais 15 dias. Envasamos com cerca de 6,5g por litro de açúcar no primming. Nós não colocamos o açúcar direto na garrafa. Optamos pela opção com menor risco de contaminação, que produzir o tal açúcar invertido, em que ele é fervido em 3 a 4 vezes seu peso em água. Ele é fervido por 5 minutos. Após isso, basta esperar esfriar e mandar ver!

2 comentários:

  1. Fala gente, foi essa que eu provei la no aconchego ?? Se foi a receita casou bem ! A propósito eu não entendi se vcs usaram o nugget, o galena ou ambos!

    abçs

    ResponderExcluir
  2. Fala Bode! Tava errado, usamos o Saaz e o Nugget nessa leva,já corrigi. Na leva anterior de pale ale que fizemos é que usamos o Galena, acho que me confundi entre os americanos.

    Essa foi sim a que você provou, ficou boa né? Domingo vamos tentar a IPA pela primeira vez...


    abraço,
    Bernardo

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...