quarta-feira, 7 de abril de 2010

Brown Porter: a vez da escurinha

A sexta leva produzida até hoje foi uma Brown Porter. Pela primeira vez fizemos uma cerveja escura, e estamos pensando em inscrevê-la no Concurso Nacional, que vai acontecer em Junho, em Porto Alegre. Ela foi engarrafada recentemente, mas pelo que provamos antes do primming, já está uma delícia. Depois de algumas experiências ruins (a pressa é inimiga do bom cervejeiro) ao abrir a cerveja com uma semana apenas após ser engarrafada, devemos prová-la neste sábado, quando ela completa 10 dias. Ainda bem longe do ideal, já que nossa cerveja milagrosamente só melhora com o tempo, mas a curiosidade fala mais alto e ela será degustada.

Na escolha dos maltes, optamos por “clarear” a Porter, para ela ficar mais para Brown do que para Robust. Na verdade, a avermelhamos, trocando o Carafa III, que ia 200g, por outros 200g de caramunich. No final, ela ficou com um tom mais avermelhado quando olhada conrta a luz, mas ainda assim a cerveja está bem escura. De lúpulo, usamos Cascade e K. Golding, pouco de cada, pois não queríamos uma cerveja muito amarga, menos ainda com sabor de lúpulo marcante.

Em breve contamos mais detalhes dos nossos processos, equipamentos, experiências e idéias sobre o maravilhoso mundo das cervejas especiais e artesanais.

Até lá!

Um comentário:

  1. Se melhora com o tempo, acho que vocês estão praticamente descobrindo um subtipo de cerveja, muito parecida com o vinho ou o whisky. eheheh
    Sucesso sempre pra vocês,meninos.
    beijos da DONA da cozinha! ;)

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...