quarta-feira, 21 de abril de 2010

IPA - Uma brassagem histórica

Domingo, final de campeonato carioca, nada melhor do que juntar todo mundo em casa para uma farra. Ainda mais fazendo a brassagem de uma India Pale Ale, e bebendo muitas outras, claro. Assim foi passado o último domingo, correndo da sala para a cozinha. Compareceram vários amigos, namoradas, além do time de cervejeiros.

Escolhemos este estilo depois de 3 levas produzindo Pale Ales, tendo bastante sucesso na última produção. Então, partimos para a irmã mais amarga, a IPA. Optamos por fazer uma receita completamente diferente para ver no que dá.

O dia começou com os procedimentos iniciais: moagem, higienização de panelas. Desta vez contamos com o estagiário Daniel, que ficou com as tarefas mais ingratas, como lavar todas as garrafas para leva anterior que seria envasada. O Daniel é um grande amigo muito querido e sua presença desde o início agilizou bastante, além de nos proporcionar momentos de grande alegria, como na foto abaixo. Reparem a emoção da criança no primeiro contato com o malte! Não é para menos, afinal ele também é um fanático apreciador de cerveja.


Para a produção da IPA, utilizamos:

5,5 kg malte Pilsen
1/2 kg Melanoidina
1/2 kg Carared
1/2 kg Caraamber

Foram 100 minutos a 66 graus e depois a lavagem do mosto. Feito isso, partimos para a fervura durante 90 minutos, desta vez utilizando a técnica de "continuous hopping", ou seja, colocando lúpulo continuamente a cada 5 minutos. Outra experiência foi a salada de tipos de lúpulos, de modo que chegasse a uma média de IBUs entre 50 e 55. Eles foram:

12g Galena a 60" do final da fervura
3g Nugget entre 55" e 35" (a cada 5 minutos)
9g Cascade a 30"
3g Saaz entre 25" e 0"
2g wirlfloc a 5"

Após o resfriamento, tascamos um envelope de fermento S-04, o mesmo usado nas levas anteriores de Pale Ale. Agora, a idéia é fermentar por cerca de 5 a 7 dias e depois maturar ao menos uns 15 dias.

DESAFIO SKOL x WÄLS

Como sempre, a produção não foi feita apenas a base de água. Iniciamos o dia já com uma experiência interessante: comparar uma pilsen artesanal e uma produzida em larga escala. A foto já mostra bem como elas são diferentes. A Wäls Pilsen X é mais escura, mais para uma coloração dourada. Já a desafiante do dia, a brava Skol, fez feio. Sua cor amarela deixou evidente diferença de qualidade. De gosto, enquanto a pilsen é saborosa e com um leve gosto de lúpulo, a american lager se mostrou doce, sem graça e nada de lúpulo. O aroma lupulado ficou marcante na Wäls, e na Skol não tem cheiro de nada.

Depois disso, foram as mais variadas marcas e diferentes estilos. Heinekens, Paulaners, Erdinger e as nossas artesanais entraram na roda. Como sempre, nossa Pale Ale fez sucesso, e a Brown Porter também fez bonito. Está cada vez melhor, claro!


No final do dia, envasamos nossa leva de Hefeweizen com 8g/L no primming. O Guilherme e o Eduardo se encarregaram disto e tudo foi devidamente registrado nas fotos acima. Aliás, o quarto mosqueteiro voltou! Depois de um longo exilo, Guilherme reaparece, mostra a cara Mister M.! Agora, é esperar cerca de 15 dias para nos deliciarmos. A coloração estava linda, já deu água na boca...


Não podíamos deixar de postar uma foto da galera que esteve presente e fez deste dia tão especial. Abaixo, segue a foto com os seguintes meliantes, da esquerda para a direita: Ricardinho (HEXA), Bernardo (botafoguense enrustido com a camisa da Juv), o estagiário do dia Daniel (HEXA), Lobão (Homini Lupus), Eduardo Sardinha (sentado envasando), Thay (patroa do Lobo) e Eduardo Melo (HEXA).

Abaixo, está um vídeo que resume bem o que foi este dia: muita alegria, zoação e cerveja. O Ricardinho quis mostrar que também faz o milagre da cerveja!



Um grande abraço a todos e até a próxima!

3 comentários:

  1. Eu quero aprender a fazer isso, Mister M. ehehehe COMO FAZ????

    E eu não sai na foto da galera.... Ahhh é, eu não sou "galera" eu sou a DONA (da cozinha)! Não posso aparecer... Muita exposição! eheheh

    ;)

    ResponderExcluir
  2. Ahh, adorei o texto, as fotos e a descrição da galera...rs
    É, faltaram a Paulinha e a Luiza nas fotos...
    Foi divertido mesmo esse dia e espero provar dessa cerveja também heim gente.

    Beijos e sucesso pra vcs.

    ps.: Thay (patroa do Lobo e Tricolor)rs

    ResponderExcluir
  3. ps2.:Ricardinho é o Cara!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...