segunda-feira, 25 de abril de 2011

Maracujá Ale

Após o término da produção da Barley Wine, nos deparamos com a inusitada sobra de cerca de 2 litros de uma Pale Ale. Era hora de experimentar, e aproveitei e fui logo ler o capítulo sobre cervejas com fruta no livro Designing Great Beers, de Ray Daniels. Várias opções surgiram, mas me caiu uma ficha e a idéia fixou na cabeça. Se os lúpulos amarilo e cascade, que produzem sabores e aromas cítricos que muitas das vezes se aproximam do maracujá, são tão idolatrados nas Americans Pale Ale e suas derivações, como seria usar a própria fruta?


Para isto, após o termino da fermentação, adicionamos cerca de 100 gramas de polpa de maracujá (que estava muito forte) pura, sem qualquer adição de água ou açúcar. Da fruta para o balde e seja o que Deus quiser. Existia o risco de contaminação, mas a vontade de usar ingredientes naturais foi mais forte. E assim ela ficou, por 2 semanas.

Hoje a cerveja foi envasada. O sabor e o aroma da fruta estão bem evidentes, gerando um leve azedo no fundo, bem agradável e característico do maracujá. Mesmo sem qualquer gás, a cerveja estava bem gostosa, com boa drinkability. Vamos esperar a carbonatação, pois certamente este sabor tão evidente será ligeiramente atenuado.

Em breve volto para dizer o que aconteceu com esta experiência...
Até lá!

6 comentários:

  1. Sensacional! Estou querendo aprontar uma dessas numa witbier que estou planejando para o final do ano... que fruta você me sugere? Deve ficar legal com frutas vermelhas também, não acha?

    Abraços! Até mais.

    http://cervejacastrum.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Fala Claudio!

    Olha, já tomei uma weizen com pera e achei interessante. Não pode ser uma fruta em quantidade que o sabor fique muito marcante, creio eu, por se tratar de uma cerveja muito leve. Eu partiria para frutas cítricas, como laranja, maracujá, buscando refrescância, mas com muito cuidado com o azedo. Ou então partiria para estas frutas mais doces como pera. Frutas vermelhas se enquadra neste caso também. Porém vai alterar muito a cor da cerveja, descaracterizando-a. Mas pode ficar interessante sim. Nas frutas mais usadas segundo as pesquisas do Ray Daniels estão as berrys (framboesa, amora, morango) e cereja. Só não sei se elas se encaixariam numa Wit!

    Se testar me avise... Experimentar e inovar é o que há! hehehe

    abraços

    ResponderExcluir
  3. Eu quero uma garrafa de Homini Passion, cerveja tipo maracujá Ale, pra mim!
    Viu? Tô ficando boa nas invenções de nomes! E já pensei num rótulo tb! ;)

    hihi

    ResponderExcluir
  4. Hum... não é um mau nome não hein!

    E temos apenas 6 garrafas desta iguaria. Vai ser disputada a tapa!

    ResponderExcluir
  5. Se leite com pêra é um sucesso, imagina cerveja com pêra! Alô, hein, garotinho juvenil!

    ResponderExcluir
  6. Que tal fazer então uma pear ale? hehehehe

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...