segunda-feira, 21 de junho de 2010

Teste mais do que cego

Copa do Mundo é época de juntar os amigos e ficar na torcida. E claro que estas reuniões são sempre uma boa desculpa para tomar cervejas, ainda mais em jogo do Brasil. E ainda mais ainda com o Luis Fabiano dando dois chapéus e fazendo o gol. Ainda mais que a qualidade das cervejas levadas pelos amigos está sempre melhorando. As Itaipavas estão sendo esquecidas, Skols tão em baixa. As mais bebidas tem sido Heineken e Therezópolis, com algumas mais “nobres” para intercalar.


Mas vamos ao que interessa. Aproveitando a reunião de muitos fizemos um grande teste cego de cervejas “pilsen” (algumas american light lagers, mas vendidas como tal aqui no Brasil). Escolhemos diversas marcas, das mais comuns nos supermercados brasileiros. Foram escolhidas 13 marcas, e seriam divididas em 2 sessões, e todas seriam degustadas ao mesmo tempo, dispostas numa bandeja com identificação apenas com letras. O teste foi duplo cego, de modo que todos participaram e ninguém sabia o que estava bebendo. No total eram 8 participantes, sendo 4 homens e 4 mulheres. É bom lembrar que uma pessoa cujo nome queremos preservar (Eduardo Melo Pacheco) estava vivendo um grande momento e não acertou uma cerveja sequer. Portanto, o teste foi realizado por 7 pessoas, na prática.


Então vamos ao primeiro round! Foram escolhidas 6 marcas para este confronto, mas certas pessoas, cujo nome por questões éticas não vou dizer (Luiza), bebeu a Antártica sem perceber que fazia parte do teste. Então, fomos com as seguintes marcas:



O resultado da quantidade de pessoas com conseguiu acerta a marca:

Stela Artois 5

Itaipava 3

Sol 2

Brahma 1

Nova Schin


O resultado foi bem decepcionante para a famosa Brahma, que foi colocada entre as piores, senão a pior, por ser muito adocicada. Era também bem mais clara. A Itaipava também se mostrou assim, e ficou em segundo lugar nos acertos justamente por ser mais fraca e doce que a média. Mas, ainda assim, a única que foi bem identificada foi a Stela, que se mostrou mais saborosa que as outras, e por isso se destacou. Foi sem dúvida a melhor da rodada. Pausa para mais comida.



Após mais uma rodada dos maravilhosos espetinhos de lingüiça, picanha e frango, fomos direto para a segunda rodada do teste cego, desta vez com 7 marcas:



O resultado da quantidade de pessoas com conseguiu acerta a marca:

Heineken 7

Crystal 4

Bohemia 4

Devassa 2

Skol 1

Bavária Premium1

Antártica Original


A Heineken de cara mostrou sua força, com todas as pessoas sãs reconhecendo o seu sabor peculiar. Foi barbada dizer que era melhor do grupo. A Bohemia também apresentou um bom resultado, se destacou das demais ambevianas. O destaque negativo foi a Crystal, que realmente era pior que a média, sendo doce e sem graça ao extremo. Mas houve quem confundisse ela com a Skol ou até mesmo com a Bohemia. Ou seja, no fundo essas cervejas estão todas niveladas por baixo, sendo algumas ainda piores que outras, mas sem grandes diferenças. Outra que fez muito feio foi a Antártica Original, que não foi acertada por ninguém, mostrando ser aquilo que muita gente fala: mais marketing que qualidade. Uma das mais caras da rodada, ela foi confundida com quase todas a marcas, o que mostra que a originalidade dela é nenhuma.


Bem, e grande campeã da tarde foi a Thay, com 6 acertos no total! Parabéns, você vai receber o nosso prêmio especial, uma caixa de Crystal bem morninha, das mãos de Lobete, a musa da torcida brasileira.


4 comentários:

  1. Nofffa!

    Esse aí tá pau a pau com aquele loirinho da colher de pau!

    Aliás, cade ele? Nunca mais me ligou...

    Beijos

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  2. Ahahah, eu não estava entendo mais nada na hora desse teste aí. Foi cego demais para o meu teor alcóolico!

    [ ]s

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  3. Nossa... conlusão: tirando a Heineken e a Stella as outras são todas ruins. Impressionante.

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  4. Ai, to esperando a Lobete até agora... Alguém a viu por ai? Alguém?... Alguém?...

    Bom, tirando a caixa de Crystal, eu faço questão da Lobete aquela delicinha!!! rs

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