sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Rindo de si mesmo

Para terminar (e começar) o ano, uma reflexão bem humorada sobre nós, os cervejeiros. Para beber e rir, não necessariamente nesta mesma ordem.



E primeiro, vou começar sobre uma coisa que nunca entendi, e continuo sem entender: porque um cervejeiro trata o cornélius como uma coisa tão normal? A grande maioria das pessoas do mundo morrer de medo, se desesperam. Tem ciúmes, contratam detetive particular para evitar o mal. E o cervejeiro? Ele compra cornélius, e paga caro. Exibe-o orgulhoso para os amigos degustarem através dele. Quanto mais, melhor! E todo mundo acha tão normal o cornélius do amigo... Quando brameiro recebe um cornélius a coisa fica preta, fecha o tempo mesmo.



Mas o cervejeiro é um cara excêntrico. Ele demora 1 mês para poder beber uma cerveja com a cara e gosto estranhos, quando ele podia ir no mercado e comprar uma cerveja Boa por 1 real. É só gelar e pronto. Tão mais fácil, prático e econômico. Isso sem falar quando ele paga 20 reais numa long neck de uma cerveja só porque ela é importada. E o pior, a Brahma já cansou de ganhar prêmios de melhor cerveja do mundo... mas tem sempre uns do contra.



Depois, ao invés de ser macho e virar um copo de cerveja de uma vez, nós olhamos, cheiramos. Aí, olhamos de novo, sacudimos. Cadê a espuma? Aroma floral, cítrico? Bem, depois disso é hora de beber. Então, o cervejeiro põe o líquido na boca, depois de 2 minutos cheirando e olhando, e fica pensando, refletindo... Olho de novo. Nariz mais uma vez. E mais uma vez direto para a boca. E o brameiro fica olhando, cheirando a cerveja dele e pensando: "acho que esse cara é doido ou essa tal de cerveja artesanal deve dar uma onda diferente..."



Mas cerveja gostosa é mais que isso. É fazer amigos, aprender, estudar, descobrir um pouco da história do mundo através delas e, sobretudo, provar aromas e sabores diferente e deliciosas a cada dia.



Nós do Homini Lúpulo desejamos a todos um Ano de 2011 com muita produção caseira, muita conversa jogada fora e muita cerveja jogada para dentro.



terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Ceia 2010 da ACervA Carioca

No dia 11 de dezembro aconteceu a tradicional Ceia Natalina, uma grande confraternização de fim de ano dos cervejeiros cariocas. O evento, mais uma vez, foi um grande sucesso, tanto de qualidade de cervejas como de público. E teve com ponto alto da festa a posse da nova diretoria da ACervA Carioca, agora presidida pelo Leonardo Botto. Além da posse, ele produziu uma cerveja no local e ainda disputou no chope a metro (e venceu).




Ao chegar na festa, o associado já ganhava a sua caneca da associação e aí era correr para as chopeiras lotadas de delícias. Destaque foram as witbiers do Mauro Nogueira (uma delas, a Double Wit, com gradução alcoólica acima dos 7 graus com ótima drinkability), a Fraga Weiss e a Oatmeal Stout Henrik Boden. Depois outras foram sendo colocadas no lugar e a qualidade era tanta que a memória ficou prejudicada. Mas da Índia Black Ale do Ricardo Rosa e da Rauchbier (esta engarrafada) eu lembro muito bem, pois estavam muito boas. Com cerca de 50% de malte defumado, a Raucbier do Fernando Miranda não saia das mãos e copos da Tatiana, que passou o copo de presidente da ACervA naquele dia. Outros sucessos foram a Tripel muito lupulada do Lucio e do Daniel, inovação que deu ótimo resultado.


Enquanto o Botto terminava sua brassagem de sua pale ale, foi feito o amigo oculto de cervejas caseiras com sorteio na hora e o Mauro Lustosa (foto abaixo) ficou com uma exemplar da Carioca Ale, entregue por mim, Bernardo, muito bem vestido para a ocasião. Por sinal, fui acompanhado no evento do aspirante a cervejeiro e tricolor Igor (vulgo Lobão), que certamente nunca tinha visto tanta cerveja boa em questão de variedade e quantidade mesmo. Ele ficou animado a começar a produzir em 2010, e torcemos para que seja mais um produtor de cerveja caseira em parceria com a gente.



O evento marcou também a posse dos diretores e agora ajudarei a diretoria festiva, que ficou a cargo do José Padilha. Minha participação será dando maior foco na área de comunicação. Que venha um novo ano ainda mais legal para a cerveja artesanal carioca e brasileira!


fotos: Henrik Boden

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