No dia 11 de dezembro aconteceu a tradicional Ceia Natalina, uma grande confraternização de fim de ano dos cervejeiros cariocas. O evento, mais uma vez, foi um grande sucesso, tanto de qualidade de cervejas como de público. E teve com ponto alto da festa a posse da nova diretoria da ACervA Carioca, agora presidida pelo Leonardo Botto. Além da posse, ele produziu uma cerveja no local e ainda disputou no chope a metro (e venceu).
Ao chegar na festa, o associado já ganhava a sua caneca da associação e aí era correr para as chopeiras lotadas de delícias. Destaque foram as witbiers do Mauro Nogueira (uma delas, a Double Wit, com gradução alcoólica acima dos 7 graus com ótima drinkability), a Fraga Weiss e a Oatmeal Stout Henrik Boden. Depois outras foram sendo colocadas no lugar e a qualidade era tanta que a memória ficou prejudicada. Mas da Índia Black Ale do Ricardo Rosa e da Rauchbier (esta engarrafada) eu lembro muito bem, pois estavam muito boas. Com cerca de 50% de malte defumado, a Raucbier do Fernando Miranda não saia das mãos e copos da Tatiana, que passou o copo de presidente da ACervA naquele dia. Outros sucessos foram a Tripel muito lupulada do Lucio e do Daniel, inovação que deu ótimo resultado.
Enquanto o Botto terminava sua brassagem de sua pale ale, foi feito o amigo oculto de cervejas caseiras com sorteio na hora e o Mauro Lustosa (foto abaixo) ficou com uma exemplar da Carioca Ale, entregue por mim, Bernardo, muito bem vestido para a ocasião. Por sinal, fui acompanhado no evento do aspirante a cervejeiro e tricolor Igor (vulgo Lobão), que certamente nunca tinha visto tanta cerveja boa em questão de variedade e quantidade mesmo. Ele ficou animado a começar a produzir em 2010, e torcemos para que seja mais um produtor de cerveja caseira em parceria com a gente.
O evento marcou também a posse dos diretores e agora ajudarei a diretoria festiva, que ficou a cargo do José Padilha. Minha participação será dando maior foco na área de comunicação. Que venha um novo ano ainda mais legal para a cerveja artesanal carioca e brasileira!
fotos: Henrik Boden
Nenhum comentário:
Postar um comentário